No dia 17 p.p. a Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou uma formação sobre os Novos Mecanismos de Financiamento do FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, em parceria com a UNDIME – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e sistema Poliedro, cujo palestrante foi Christian Ramos.
O palestrante enfatizou muito a qualidade de educação, pois, onde há qualidade há aprendizagem.
Leia um trecho da matéria apresentada: […] O que está em jogo agora não é um avanço quantitativo, mas um salto de qualidade. Quanto mais os alunos aprenderem, mais recursos as prefeituras receberão.
Políticas de incentivo irão estimular e reconhecer os gestores e as redes de ensino que promoverem esses valores, a qualidade e a equidade. Os novos mecanismos de financiamento do FUNDEB são claros nesse sentido […].
Esclareceu também sobre as complementações da União: VAAT (Valor Aluno Ano Total) VAAF – Valor aluno ano Fundeb.
Foi esclarecido ainda sobre VAAR (Valor Aluno Ano por Resultados) sobre o qual há cinco condicionalidades para que os municípios possam concorrer e receber os recursos da referida complementação.
Reforçou acerca da avaliação diagnóstica bem como das demais avaliações: […] A avaliação diagnóstica é delimitada pelo princípio diagnóstico. Ou seja, pretende avaliar os conhecimentos prévios e o desempenho acadêmico dos estudantes.
É o que permite aos educadores entender o que precisa ser ensinado e, assim, planejar aulas e definir suas estratégias de ensino […].
Dentre tantos assuntos de extrema relevância explicou claramente os índices educacionais do nosso município reforçando a necessidade de mudanças urgentes.
A secretaria municipal de Educação, na pessoa da Sra. Emília Thomé Brilhante, agradece a parceria da UNDIME, através do Sr. Christian, pelo desprendimento e boa vontade em nos auxiliar nessa tão nobre jornada rumo a uma educação de qualidade.
Buri, agosto/2023