No dia 21 p.p. a Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou, através da Prefeitura Municipal, uma formação aos professores de Educação Infantil intitulada “Musicalização Infantil” cuja formadora foi a Professora Rosemari Alves de Oliveira Pereira.
A música é uma das mais antigas formas da arte: a voz e o corpo são utilizados como instrumentos naturais e auto expressão. Ela vem antes de nascermos. A exemplo disso, durante nove meses, convivemos com as batidas do coração de nossas mães. Os ritmos do nosso próprio batimento cardíaco e da respiração, afirmam que, somos musicais, podendo desenvolver essa capacidade em nós e nos outros. https://www.neuroeducacaomusical.com.br/
Então, como corrobora a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a música inserida no ambiente escolar ativa também outras funções da criança, como linguagem, criatividade, raciocínio, sendo realizada em sala de forma prazerosa, transformando o ambiente propício para várias aprendizagens, para um melhor desenvolvimento das crianças em seu relacionamento humano. (BNCC, 2017, p. 154).
A professora Rosemari iniciou com uma parte teórica e, logo em seguida, continuou fazendo uma oficina com atividades lúdico-musicais utilizando diferentes instrumentos fáceis de manusear, tais como: tambor, reco reco, triângulo, chocalhos, agogô, tamborim, sino e outros mais, e, em alguns momentos a professora fez uso de um teclado como apoio. Tudo isso contribuiu para uma efetiva consciência corporal.
Além disso, Rosemari deu várias sugestões para usar a música como parte de uma contação de histórias, ou no momento de, por exemplo, de pular cordas… enfatizou bastante o quanto é extraordinário o uso da música na educação infantil como ferramenta para estimular diversas habilidades nas crianças.
A SME agradece ao Prefeito Professor Germano pela oportunidade e também à formadora Rosemari por tão enriquecedora capacitação bem como a participação dos profissionais da Educação Infantil.
“Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música, não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre os instrumentos que fazem a música. Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes.” (Rubem Alves)
Professora Rosemari Alves de Oliveira Pereira.
Formação:
– Pedagoga.
– Professora de música formada no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí-SP.
– Proprietária da Escola de Música WR Ensino Musical desde 2006.
– Experiência em musicalização infantil e formação de coral (Educação Infantil e Ensino Fundamental em escolas de rede municipal e privada).