Nos dias 18 e 25/05/2023, no Horário de Trabalho Pedagógico – HTPC – destinado aos Auxiliares de Docente para Atendimento Educacional Especializado da Educação Infantil e Professores do Ensino Fundamental, foi realizado um estudo sobre o Autismo utilizando a estratégia de estudo caso (fictício).
De acordo com dados do CDC (Center of Deseases Control and Prevention), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, existe hoje um caso de autismo a cada 110 pessoas. Dessa forma, estima-se que o Brasil, com seus 200 milhões de habitantes, possua cerca de 2 milhões de autistas. (Fonte https://tinyurl.com/autistas)
Vale lembrar que estudo de caso é uma estratégia de pesquisa científica que analisa um fenômeno atual em seu contexto real e as variáveis que o influenciam. Casos fictícios, porém dialogado com a realidade dos alunos, senão não haveria significado para os profissionais.
Essa estratégia de pesquisa é utilizada principalmente nas áreas das ciências humanas e da saúde. Estudos de caso também podem ser descritos na forma de artigos, monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado.
O objetivo de um estudo de caso é produzir conhecimento a respeito de um fenômeno. Essa prática pode ser usada como referência teórica para a compreensão de situações similares. A partir daí a responsável pela parte pedagógica da educação especial, a assistente técnico pedagógico (ATP) Cristiane Ap. Amaro, elaborou alguns diagnósticos fictícios bem como sugeriu estratégias e os auxiliares de docente para atendimento educacional especializado fizeram uma dramatização que, diga-se de passagem, foi muito produtiva, tornando a temática bem mais compreensível. Assista ao pequeno vídeo abaixo: